Qualquer hospital ou clínica deve ter uma preparação única para toda necessidade que os pacientes possam ter. Desde as mais simples até as mais complexas, a depender de cada especialidade, demandam equipamentos médicos-hospitalares de ponta e que estejam sempre calibrados para oferecer o apoio que o médico precisa, enquanto o paciente recebe toda a ajuda necessária.
Por conta disso, existe uma série de equipamentos que todos os locais de saúde de qualidade devem ter sempre à disposição para eventuais intercorrências, urgências e emergências, afinal, nunca se sabe qual será a demanda exata de cada plantão. E, além disso, é preciso ter profissionais treinados que tenham conhecimento sobre como operar cada máquina hospitalar da melhor forma, aproveitando todo o seu potencial.
Pensando nisso, a Agile Med preparou este artigo desmistificando o mundo dos equipamentos hospitalares para te mostrar como você pode ter o melhor custo-benefício para sua clínica, confira:
Quais são os tipos de equipamentos hospitalares?
Existem inúmeros tipos de equipamentos hospitalares a depender de cada especialidade ou área do hospital. Existem aqueles responsáveis por exames diagnósticos (como a ultrassom, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, por exemplo), bem como existem aqueles responsáveis por fornecer suprimentos aos pacientes (como os ventiladores pulmonares, os aparelhos de anestesia, as bombas de infusão e muitos outros). Abaixo, vamos conhecer em detalhes alguns equipamentos indispensáveis para o hospital e qual é a marca referência na hora de escolher.
Monitores hospitalares – Linha uMEC
Os monitores hospitalares de sinais vitais são responsáveis pela leitura dos sinais vitais de um paciente, indicando em tempo real para os médicos e enfermeiros, por meio de informações estatísticas e alarmes visuais e sonoros qual é a condição de saúde atual da pessoa. Bastante utilizado em unidades de terapia intensiva, em que a saúde do paciente pode mudar constantemente e cuidados maiores são necessários.
A linha uMEC, da Mindray, é padrão de referência quando o assunto são monitores de qualidade. Com uma interface de usuário muito intuitiva e tendências gráficas e tabulares persistentes, a série uMEC é fácil de operar mesmo para novos usuários, simplificando o fluxo de trabalho e aumentando a eficiência. Os profissionais de saúde gastam menos tempo treinando e mais tempo cuidando do paciente. Esta linha está disponível em diferentes configurações: desde monitoramento básico não invasivo até monitoramento multiparâmetro, cobrindo todos os requisitos médicos.
Aproveitando os 25 anos de experiência da Mindray em monitoramento de pacientes, a série uMEC de monitores de pacientes atende às necessidades clínicas fornecendo medições precisas e estáveis de parâmetros essenciais. Quando o monitoramento é confiável, você naturalmente se sente mais confiante em suas decisões clínicas.
Ventiladores pulmonares – Linha SV300
Os ventiladores pulmonares são equipamentos necessários para manter a vida em situações críticas, como na síndrome de angústia respiratória aguda (SARA). Ele pode manter a vida do paciente quando ele não consegue respirar sozinho, afinal, a circulação de oxigênio por todo o corpo é vital para o funcionamento de diversos órgãos.
Não se deixe enganar pelo tamanho compacto do ventilador Pulmonar SV 300. Ele é equipado com uma variedade de modos de ventilação e recursos normalmente encontrados em ventiladores de terapia intensiva muito avançados. Também integramos recursos exclusivos não encontrados nem mesmo nos melhores concorrentes. Com sua extensa lista de recursos padrão, incluindo os mais recentes modos de ventilação, o ventilador pulmonar SV300 é adequado para todos os níveis de acuidade do paciente e todos os níveis de ambientes de atendimento, desde o leito do paciente até transporte intra-hospitalar de pacientes adultos, pediátricos e neonatais.
Aparelhos de anestesia – Wato EX-35
Os aparelhos de anestesia, também conhecidos como estações ou carrinhos de anestesia por suas inovações tecnológicas, consistem em vários itens mutuamente integrados com as funções básicas de gerenciamento de gases durante o processo anestésico em um procedimento cirúrgico.
Geralmente consiste em componentes com um sistema de condução de gás, um vaporizador, um ventilador, um sistema anti-contaminação e vários monitores para avaliar a função fisiológica do indivíduo anestesiado. Essa integração permite o monitoramento simultâneo do fluxo, pressão, volume e capacidade respiratória dos gases inspirados e expirados e a compensação de possíveis perdas, bem como da corrente, tensão e amperagem da fonte de alimentação.
Ideal para todos os tipos de pacientes, o aparelho de anestesia Wato EX-35 possui uma tela sensível ao toque de 10,4”, controles de parâmetros de acesso rápido e design de menu simples. O novo Wato EX-35 permite que os usuários ajustem os modos de ventilação e as configurações de monitoramento com mais facilidade do que nunca nesta classe de equipamento.
O sistema de alarme inteligente em tempo real ainda fornece informações detalhadas que alertam os médicos de forma rápida e clara sobre condições adversas que requerem intervenção e resolução.
Videolaringoscópios – Insighters
O videolaringoscópio é um aparelho utilizado para observar as vias aéreas do paciente e suas respectivas características em tempo real. Seu uso é prático independente da necessidade de intubação de emergência ou não.
O videolaringoscópio IS3-L é a solução ideal para a intubação de pacientes com vias aéreas difíceis, mais fácil para encontrar a glote e realizar a intubação com precisão. Paramédicos e socorristas são frequentemente confrontados com o tratamento de pacientes que precisam de ação imediata para proteger as vias aéreas. O videolaringoscópio IS3-L permite a intubação rápida com alta taxa de primeira passagem. Não importa se estiver na sala de emergência, no resgate ao ar livre ou em uma ambulância.
Cardioversores – uMed 20
Um cardioversor fornece choques elétricos ao coração de maneira sincronizada, ou seja, enquanto ele monitora os batimentos cardíacos e a oxigenação sanguínea, ele restaura o impulso cardíaco de forma ordenada.
A linha uMED combina a qualidade de um desfibrilador manual com a facilidade de uso de um desfibrilador externo automático, ajudando usuários novos e experientes. Layout de controle intuitivo e navegação inteligente tornam fácil de usar e seguro. O dispositivo compacto facilita o transporte, enquanto a carcaça robusta permite que seja usado mesmo em condições difíceis.
Bombas de infusão – SP3
As bombas de infusão são dispositivos usados para fornecer fluidos, como medicamentos e nutrientes, no corpo de um paciente de maneira controlada, de acordo com a prescrição médica. Dessa forma, quem necessita de doses específicas de fluidos administrados em ritmo controlado pode contar com a administração automatizada desses fluidos, seja em pequena ou grande escala. Com isso, os enfermeiros têm mais tempo para se concentrar em outras atividades além da entrega precisa de fluidos, o que é fundamental para a saúde e segurança dos pacientes.
O modelo Benefusion SP3 tem um conceito fácil de usar que simplifica o fluxo de trabalho de infusão e atende a várias necessidades clínicas. É um dispositivo leve com um sistema de bateria altamente autônomo e extremamente robusto.
Associado a recursos que facilitam seu uso e simplificam os cuidados, como um guia rápido com instruções na tela, que fornece informações úteis para ajudar a evitar manipulações inapropriadas, um alerta gráfico, que já indica ao usuário a possível causa do alerta, e, por fim, a coleta de volume, que é uma função que armazena as informações das últimas 24 horas de infusão, possui vários tipos de visualização.
Ultrassom portátil – DP 10
A ultrassonografia é um exame de imagem projetado para mostrar diferentes órgãos ou tecidos do corpo em tempo real e ajudar a prevenir e diagnosticar doenças. Os dispositivos de ultrassom consistem em um computador, um monitor dedicado e, no mínimo, um transdutor. Os transdutores são dispositivos utilizados em inspeções que enviam ondas sonoras de alta frequência sobre a área de aplicação e são capazes de coletar os ecos de retorno e enviá-los a um computador para geração de imagens.
O sistema de ultrassom DP 10 tem boa qualidade de imagem, fluxo de trabalho simplificado e fácil portabilidade, que são as marcas registradas da nova geração de equipamentos em preto e branco DP-10 da Mindray. Com uma nova plataforma baseada em um poderoso processador, ele aprimora imagens de alta qualidade com mais facilidade e precisão.