A cama hospitalar é um tipo de cama específica para pacientes hospitalizados ou outras pessoas que necessitem de cuidados especiais. Elas oferecem maior conforto e bem-estar e facilitam o trabalho dos profissionais da saúde. Por isso, essas camas possuem particularidades, dependendo do modelo e da sua utilidade, como alças reguláveis, estrados articulados, grades laterais, comandos elétricos e até mesmo sistemas de iluminação.
Critérios para levar em conta ao escolher uma cama hospitalar
A escolha de uma cama hospitalar deve levar em conta principalmente o tipo de unidade de saúde em que ela será utilizada e o tipo de paciente para qual ela será destinada.
Por exemplo, existem modelos diferentes de camas para cuidados em casa, para unidades de terapia intensiva, lar de idosos, e ainda existem camas específicas para pessoas idosas, com mobilidade reduzida, com excesso de peso, para crianças, etc.
Conhecer bem a unidade de saúde para a qual ela será destinada dentro do estabelecimento e saber qual é o tipo de paciente que vai usufruir desse mobiliário é o primeiro passo para escolher uma cama hospitalar de qualidade.
O que analisar em uma cama hospitalar na hora da escolha?
As camas hospitalares, além de se diferenciarem pelo tipo de paciente e unidade de saúde, também podem apresentar diferenças nas especificidades do cotidiano. O conforto do paciente, a mobilidade e a segurança são alguns dos itens que devem ser analisados ao escolher uma boa cama. Se o lugar receber pacientes que ficarão internados por muito tempo, por exemplo, o conforto deverá ser um pouco maior do que nas camas que recebem pacientes diferentes diariamente.
- Conforto: é preciso verificar o número de seções articuladas no estrado, quais são as posições possíveis, se há um mecanismo de elevação de pernas e qual é a altura da cama (e também, se ela é regulável ou não). Uma cama mais baixa pode facilitar a autonomia do paciente, dependendo do caso;
- Ergonomia para profissionais da saúde: além do conforto do paciente, é preciso levar em conta a ergonomia dos profissionais da saúde que passarão por ali todos os dias. Verificar se a cama tem um encosto e uma altura reguláveis por comando elétrico pode ser um bom ponto de partida;
- Movimentação: se a cama ficará em uma unidade em que o paciente pode ser movimentado, uma cama com rodas e com pedais de ambos os lados para travar e destravar as rodas pode ser uma boa ideia;
- Segurança: também é preciso pensar na segurança do paciente, que, por estar em um momento mais delicado, precisará de cuidados reforçados. Encontrar modelos com laterais que possam ser rebaixadas ou com alarmes de segurança para avisar que o paciente não se encontra na cama são boas pedidas. Além disso, camas mais baixas podem evitar quedas graves, e aquelas que possuem o modo RCP permitem colocar a cama em posição horizontal, pressionando apenas um botão para facilitar em casos de reanimação;
- Preço: os preços evidentemente podem variar de acordo com as facilidades que cada cama hospitalar pode ter. Camas manuais são mais baratas do que camas elétricas, por exemplo, mas, em contrapartida, possuem menos vantagens
Cama hospitalar D8d
Modelo bem versátil, é ideal para aplicações hospitalares, seja em cuidado intensivo ou para permanência prolongada. Também funciona bem em internação domiciliar. É articulada em 5 seções, possui rodas com freio e tem a altura mínima de 435mm e máxima de 725mm. Conta com RCP elétrico, um botão de paragem, botão Trendelenburg e sistema de bloqueio de enfermeira.
A altura da cabeça e dos pés são extra longos com um design de curva cercada capaz de fornecer uma sensação reconfortante aos pacientes, suportando uma carga de até 250kg. Conta com um motor linear com padrão UL / ROHS / EN com ruído abaixo de 50 dB e um movimento vitalício de 20 mil vezes. Além disso, segue o padrão de segurança EN 60601.
Você pode conhecer mais sobre a cama hospitalar D8d e outros detalhes técnicos clicando aqui.
Cama hospitalar Y8y
Indicada para ambientes hospitalares, tem acionamento elétrico, altura regulável, Trendelenburg e Trendelenburg reverso. Conta com rodízios, sistema de pesagem e articulação em 5 seções. Tem luz noturna embutida, encosto com posição de 30 graus que reduz a chance de infecção pulmonar e posição super baixa com 350mm. A proteção de segurança PP tem um sistema de destravamento de duas etapas com design patenteado.
Respeita a fácil mobilização do paciente e fornece espaço para que ele saia da cama com segurança, além de permitir que ele se apoie em pé. Também tem um sistema de desbloqueio de duas etapas para evitar que eles abaixem acidentalmente a grade de proteção.
Conta com motor linear com padrão UL / ROHS / EN com ruído abaixo de 50dB, movimento vitalício de 20 mil vezes e padrão de segurança IEC 60601. Tem uma alça de reinicialização de RCP em ambos os lados para baixar imediatamente a cama em caso de reanimação. É uma ótima opção para pacientes mais altos por contar com uma plataforma que permite alargar até 20 cm.
Conheça mais sobre a cama hospitalar Y8y clicando aqui.
Cama hospitalar Y6y
Modelo que conta com motor americano de 3 peças e rodas duplas de 5″ laterais com sistema de bloqueio central. Tem um suporte conjunto para soro e mais 4 pontos de suporte, se necessário. Conta também com gancho de drenagem, pedal de bloqueio central, trilhos laterais com altura extra e extremidades com bloqueio seguro.
Veja outros detalhes técnicos da cama hospitalar Y6y clicando aqui.